Grupos Maristas do RS

Carta da PJM ao Capítulo Provincial

PJM,

Fonte: maristas.org.br

                                

Representante dos jovens maristas durante o Capítulo Provincial, Andressa Piccinini Bertão apresentou, na manhã desta sexta-feira (11/12) uma carta escrita por Animadores, Assessores e Equipe Provincial da Pastoral Juvenil Marista aos Capitulares. Confira íntegra do texto:

                                                        Porto Alegre, 21 e 22 de novembro de 2015

 Caríssimos Irmãos, Leigos e Leigas reunidos no 1º Capítulo Provincial da PMBSA,

 Para nós da Pastoral Juvenil Marista é uma grande alegria estarmos representados/as neste capítulo que marca um importante momento de nossa história enquanto Rede Marista. Estou aqui representando 1110 participantes, 109 Animadores/as e 31 Assessores/as das 23 Unidades Maristas com PJM.

Na Reunião Ampliada da PJM deste ano, pautamos algumas prioridades que gostaríamos que tocassem os seus corações nas discussões do Capítulo Provincial:

Pautar todos os nossos processos da Rede Marista a partir da opção afetiva e efetiva pelas juventudes, nos reconhecendo como sujeitos e protagonistas.
Proporcionar espaços de escuta e participação, reconhecendo os jovens como evangelizadores/as junto com Irmãos e Leigos/as, fomentando o protagonismo juvenil.
Que Irmãos, Leigos e Leigas sejam presença significativa entre jovens, partilhando de espaços comuns de formação e vivência (Retiro de Irmãos e Leigos, Formações...).
Fortalecer e qualificar cada vez mais o acompanhamento realizado às juventudes, principalmente em seus projetos de vida.
Reforçar a importância de estudar, compreender e valorizar as realidades, identidades e culturas juvenis em nossas práticas pedagógico-pastorais. Destacamos aqui o estudo e vivência do posicionamento sobre Juventudes elaborado pelo Comitê Juventudes da Rede Marista.
Continuar e ampliar o engajamento em espaços de defesa dos direitos das adolescências e juventudes.
Agradecemos tudo o que já foi feito até agora e reconhecemos com gratidão a dedicação de cada um e cada uma de vocês. Que possamos seguir juntos nesse caminho!

Que Boa Mãe e Champagnat continuem nos protegendo!

Animadores/as, Assessores/as
e Equipe Provincial presentes
na Reunião Ampliada da PJM.