Grupos Maristas do RS

Conferência Nacional da Juventude | As várias formas de mudar o Brasil

Sobre Juventudes,

Hoje (16/12) inicia a 3º Conferência Nacional de Juventude .

A 3ª Conferência é um amplo processo de debate e participação sobre o que a juventude quer para o Brasil. É um espaço para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude.

E claro, atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito.

As propostas e resoluções da etapa nacional servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude.

                   

Um dos espaços onde esse debate esteve em pauta, foi a preparação para o EJM 2015, onde um dos encontros preparatórios tinha como tema a 3º Conferência Nacional de Juventude. A ideia do encontro era instigar para que os grupos elaborassem propostas de políticas públicas segundo os eixos temáticos, e as inserissem na plataforma digital.

Assim como, participar das etapas municipais e estadual da Conferência, olhando para as realidades de suas regiões, cidades, bairros, etc.

Dos muitos frutos suscitados nesse processo, podemos citar a participação de dois delegados, integrantes dos grupos da PJM, na Conferência Nacional: Gisele Ribeiro Seimetz e Pedro Luiz Souza.

- Gisele Ribeiro Seimetz, Participante da PJM na PUCRS, conjuntamente com outras integrantes do seu grupo, elaboraram uma proposta na área da saúde, que consistia em grupos de debate sobre gênero, sexualidade e afins para os/as jovens, nos espaços de saúde comunitária, supervisionados/as por equipes interdisciplinares.
A proposta foi disponibilizada na plataforma digital e não foi eleita. Mas Gisele será delegada na Conferência, entrando pelo sistema de cotas.

- Já Pedro Luiz Souza Pequeno da PJM no Colégio Marista João Paulo II, participará como delegado, pois a proposta disponibilizada por ele na plataforma digital foi eleita, e portanto uma das ideias que serão debatidas na Conferência.

“Viver esse processo e agora estar indo para a nacional é uma grata felicidade, enquanto jovem, enquanto estudante, enquanto profissão que escolhi. Estar representando tanta gente é um compromisso e tanto e saber que confiam em mim me dá confiança para o que vou fazer lá”, declarou Gisele.

Através de um aplicativo, todos/as poderão participar interagindo nas propostas durante a Etapa Nacional.
Entre no aplicativo, conheça as propostas que serão debatidas e influencie o debate.

Aproveite e confira a programação intensa dos 4 dias, que hoje contará com a presença do ex-presidente do Uruguai, Jose “Pepe” Mujica.

Vamos acompanhar, participar pelo aplicativo e contribuir nesse processo democrático, em prol dos direitos das juventudes!