Grupos Maristas do RS

A experiência de participar do 1º Capítulo da Província Brasil Sul-Amazônia

PJM,

Representar os/as jovens da PJM, estar presente em um importante momento de transição da Província/Rede Marista, ser junto aos diversos leigos/as e Irmãos a voz dos anseios e desejos das juventudes, contribuir nas pautas para olhares mais afetivos e efetivos em relação aos/as adolescentes e jovens...

Foram muitos os desafios, alegrias e bonitas experiências que a Animadora do Colégio Marista Conceição, Andressa Piccinini Bertão, vivenciou como representante da PJM no 1º Capítulo da Província Brasil
Sul-Amazônia.

Ela (com)partilhou conosco os seus (bonitos e sinceros) sentimentos!
Viva a juventude protagonista, que faz caminho da construção coletiva

                       
                     Andressa junto aos integrantes da comunidade Cuia, grupo de partilha do Capítulo

"Durante a semana dos dias 7 a 11 de dezembro, tive a oportunidade de ser a voz da juventude, da PJM, dentro do I Capítulo Provincial da PBMSA. No meio de irmãos, leigos e leigas, vivi intensamente esses sete dias de trabalho árduo, mas também de uma espiritualidade enorme e contagiante.

Estar ali, tão perto de como é "feita" nossa Província mostrou-se uma experiência para a vida toda. No começo, timidez: sendo a mais nova do grupo, também era a que tinha a maior chance de "falar besteira".
Contudo, com o tempo, irmãos, leigos e leigas me acolheram de braços abertos, curiosos com o que a voz da juventude tinha a dizer.

Foi aí que o medo e a timidez abriram portas para um conhecimento infinito.
São tantas histórias vindas de tanta gente.

E tanta gente querendo saber o que eu tinha a dizer. Agradeço pelos componentes de Comunidade Cuia que me deram a voz, me ajudando a dar voz as juventudes.

Como disse anteriormente, fui chata sim! Afinal de contas, eu estava ali para falar, além de observar e absorver todo o conhecimento.

Por fim, espero que essa voz que ecoou tanto no Recanto Medianeira em Veranópolis não fique por ali.
Que ela seja escutada!
Que o jovem seja protagonista de seu próprio caminho e que JUNTOS construamos a Civilização do Amor!"

+ Informações

Confira como foram os intensos dias do Capítulo

Leia a carta elaborada na Reunião Ampliada, que foi lida pela Andressa durante o capítulo, carta esta que continha prioridades estabelecidas pelos /as jovens.