Grupos Maristas do RS

Presenças na 3ª Conferência Nacional de Juventude

PJM,

A Conferência já está no seu terceiro dia de atividades!

Gisele Ribeiro Seimetz (PJM da PUCRS) e Pedro Luiz Souza (PJM do Colégio Marista João Paulo II) e o professor Giovane Antonio Scherer, do Observatório Juventudes PUCRS, ambos representando também a Rede Marista, estão participando desse espaço de convergência das juventudes.


          Giovane Scherer e Gisele Seimetz, com Helena Abramo (no centro)  
                                    pesquisadora e estudiosa das juventudes 

A abertura do primeiro dia (16/12) contou com a presença do ex-presidente do Uruguai e atual senador “Pepe” Mujica, que falou sobre a importância do coletivo, para fazer enfrentamento à toda precariedade que a América Latina está vivenciando e que impacta, sobretudo, nas juventudes.

A presidenta Dilma Rousseff dialogou sobre os avanços que houveram na construção de políticas públicas para as juventudes, a Política Nacional de Juventude, o Estatuto, o Conjuve, dentre outros.

Já no segundo dia (17/12) foram organizadas mesas temáticas para a discussão das propostas de educação, trabalho, participação e cultura.

O professor Giovane Scherer do Observatório, relatou como está sendo participar da Conferência:

“Uma conferência é sempre um espaço legítimo de discussão e debate, é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas e união das juventudes na luta por seus direitos. Envolve uma estrutura enorme e sua organização é muito complexa.

Houveram alguns problemas durante o encontro, como atrasos na compra de passagens dos delegados/as e na entrega dos materiais com as propostas para as discussões, mas de qualquer forma, o debate é sempre um rico momento, especialmente quando é feito com as juventudes de todo o país”.


Delegados e delegadas reunidos/as em grupos para a discussão das propostas