Grupos Maristas do RS

PJM do Colégio Marista São Francisco | Início das atividades

PJM nas Unidades,

Fonte: Colégio Marista São Francisco 

No sábado, 19/03, a Pastoral Juvenil Marista deu início as suas atividades no Colégio Marista São Francisco, no primeiro Encontro de acolhida - com a participação de 82 jovens - desafiados a transformar o mundo com seu protagonismo.

No primeiro momento da PJM em 2016, os novos participantes foram recebidos pelos já integrantes dos grupos ONDA, VIDA, ALECRISTO E VENOM, que envolveram a todos em um dia repleto de atividades com músicas, trocas de experiências, momentos de oração, reflexões e confraternização.

Ainda, foram realizadas quatro oficinas voltadas ao pensamento e à prática do “ser” PJM. Oportunidade na qual os/as Animadores/as dos grupos proporcionaram momentos de experiências, repassando práticas através de suas trajetórias e fé.


                                                                    PJM 2016
 

O grupo da PJM tem a sua frente o Assessor da PJM, Leonardo Carneiro Estima, que este ano desenvolve o trabalho junto à Assessora Cibele Wojciechowski e ao Irmão Jader Henz.

O Ir. Jader Henz, é novo no Colégio Marista São Francisco, porém sua caminhada na Pastoral Juvenil Marista já é antiga. O Irmão iniciou no ano de 2010 no Centro Social Irmão Elias, em Campinas. Após, no ano de 2011, passou a trabalhar na Escola Social Santa Marta localizada em Santa Maria. E de 2012 até 2015, no Colégio Marista São Luís de Santa Cruz do Sul.


                   Ir. Jader Henz em momento de acolhida aos estudantes da PJM

No Momento de Acolhida, o Ir. Jader mencionou a atuação dos Jovens do Marista São Francisco: “Perceber a alegria, o envolvimento dos animadores e participantes nas atividades propostas, encheu meu coração de alegria e me fez reafirmar que juntos somos capazes de construir a Civilização do Amor. Apostar nas juventudes, na sua vitalidade e força de vontade é ter a certeza de que um mundo melhor é possível”. Destaca ainda, “a PJM é um espaço de vivência da espiritualidade Marista, na qual o/a jovem pode exercer o seu protagonismo e desenvolver-se de maneira integral".

O encontro foi finalizado com a missa do Domingo de Ramos, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, com a participação dos membros da PJM na celebração.

O antigo "JUMAR" (Juventude Marista) tornou-se Pastoral Juvenil Marista - PJM em 2010. Desde então, realiza encontros semanais e desenvolve atividades de solidariedade na comunidade.