Grupos Maristas do RS

Dicas de formação | Prorrogada as inscrições

Sobre Juventudes,

Fonte: Cajueiro 

Como preparar pessoas para acompanhar grupos de jovens?

O programa de formação virtual do Centro de Juventude Cajueiro tem como objetivo responder a esta questão. Oferecendo um caminho de formação integral que busca responder as questões cruciais para a vida do grupo.


                                                           

 O primeiro semestre de 2016, terá três possibilidades:

- Como Iniciar um Grupo de Jovens?

Tem como referência o lugar Bíblico Belém. Trabalha a convocação, nucleação e o grupo de jovens. É uma aventura de uma caravana pelo deserto, vamos com a família de José e Maria até Belém, onde acolhemos o Menino que nasce. Assim, somos desafiados a convocar e a criar grupos. Hoje formar grupos de jovens é um desafio que precisa ser enfrentado.

- Como trabalhar a Integração no grupo de Jovens?

Tem como referência o lugar bíblico Betânia. Trabalha o tema do ecumenismo e da cultura juvenil. Os temas relacionados às nossas relações e os desafios que temos que enfrentar para nos preparar para construir redes. É uma viagem através do trem das cores neste continente latino americano. É uma aventura, vamos visitar vários lugares, inclusive, a casa dos amigos/as de Jesus e aprender com Ele a cultivar amizade nos diversos ambientes.

- Como trabalhar a participação no grupo de Jovens?

Tem como referência o lugar bíblico Jerusalém. Trabalha o tema das políticas públicas de juventude, da participação social. É uma viagem que promete várias escaladas em Jerusalém. Estar no Jardim, participar da Ceia com Jesus para conhecer de perto os conflitos vividos e tomar a decisão de dar a vida pela humanidade, sinal do amor maior. Você não pode perder esta oportunidade.

Serviço

Data do curso: Inicia no dia 25 de abril e termina no dia 15/07 de 2016.

Inscrições: Até 24 de abril na plataforma do curso.

Contribuição para o projeto: O curso tem apenas uma contribuição para a manutenção do projeto e da plataforma no valor de R$ 50,00, por participante, por todo o curso. Não tem mensalidades.

Certificado: Quem concluir o curso receberá um certificado oferecido pela Universidade Federal de Goiás/Observatório Juventudes na Contemporaneidade de 100 h/aulas. Para isso é preciso ter uma participação de 75% na plataforma.

E no segundo semestre, mais três cursos, que iniciam em setembro:

- Como trabalhar a pessoa do/a Jovens?

Tem como referência o lugar bíblico Nazaré. Trabalha o tema do Projeto de Vida. Os temas relacionados com a pessoa, com vários materiais complementares. Está organizado em três rotas dentro da cidade de Nazaré. É uma viagem de bike da casa de Jesus a Sinagoga e da Sinagoga para o mundo. É uma aventura que irá ouvir Jesus proclamar Seu Projeto e provoca que cada um/a de nós a construir o nosso projeto.

- Como trabalhar a fé no grupo de jovens?

Está inspirado no lugar Bíblico Samaria. Trabalha a evangelização, a vivência da fé no grupo de jovens. É o encontro com a Mulher Samaritana. Ela nos conta a aventura e o encontro com Jesus no poço e nos ensina a ir em missão. Trabalha o Ofício Divino da Juventude, a Leitura Orante da Bíblia. Nesta aventura vamos encontrar as razões da nossa fé e do nosso compromisso com o Reino.

- Como planejar a vida do grupo?

Está no lugar bíblico Emaús. Trabalha as noções de planejamento. Ajuda a gente a elaborar um projeto de intervenção na realidade da juventude. É a aventura de fazer o caminho com Jesus de Jerusalém até a Galileia. Aqui vamos aprender a caminhar como grupo em uma sociedade que propõe o isolamento. Esta aventura nos permite organizar os nossos sonhos na construção de um mundo que respeita a vida da juventude.

Serviço 

Estes cursos serão oferecidos de setembro a novembro de 2016.

Já reserve suas vagas pelo e-mail virtual@cajueiro.org.br.

E o cajueiro também está oferecendo um curso gratuito:

- Na trilha da Civilização do Amor

O curso foi preparado por Carmem Lucia Teixeira e Hilário Dick que foram da equipe latino Americana de elaboração do Marco de Referência da PJ Latino Americana.

Neste curso além da síntese do documento, possui aulas gravadas por Hilário Dick, em Português e Espanhol, textos e vídeos que ajudam no aprofundamento do documento Civilização do Amor, publicado em português pela CNBB.

Este curso estuda o marco da realidade, o marco histórico, o marco doutrinal, marco operativo e o marco celebrativo.

Serviço:

Se houver interesse: entrar em contato com virtual@cajueiro.org.br.

Duração: de 4 meses.

Certificado: Com carga horária de 150 horas/aulas.

Valores: Não haverá taxa para este curso. Pede-se doações para pagamento da plataforma.