Grupos Maristas do RS

Contagem regressiva para o Encontro Internacional de Jovens Maristas

PJM,

Fonte: maristas.org.br

Estamos nos aproximando do Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM), que ocorre de 17 a 23 de julho, em Lyon, na França. Em sintonia com os jovens da Rede Marista, nossos representantes já sonham com o que irão viver na França.

O encontro coincidirá com os 200 anos da promessa de fourvière e deve reunir 400 jovens dos quatro ramos da Família Marista – Irmãos Maristas, Padres Maristas, Irmãs Missionárias e Irmãs Maristas – 240 ligados ao Instituto Marista.

O tema do encontro é Dare to Dream e representa um convite a nos atrever a sonhar, assim como fez o grupo de jovens sacerdotes e seminaristas, há 200 anos, na Promessa de Fourvière.


Conheça um pouco mais os jovens!

                


Celene Farias de Sousa tem 26 anos e representa a Região Amazônica no EIJM. Natural do Maranhão, mora em Boa Vista, Roraima, e atua na Pastoral da Juventude há oito anos. Há um ano e meio, é coordenadora diocesana. Mestranda em Sociedade e Fronteira (UFRR), conta que ficou feliz e lisonjeada com o convite e vê, no encontro, uma forma de conhecer melhor a PJM. “O sonho que levo é de ser a esperança jovem na sociedade, ser uma semente que crescerá e dará muitos frutos. Acredito que fui escolhida para representar o regional porque tenho os mesmos sonhos da juventude daqui: de ser esperança, luz no mundo, sal na terra e ajudar na construção da civilização do amor”.

Francine Ester Pereira, de 21 anos, é participante da PJM da PUCRS, onde é estudante de Arquitetura e Urbanismo. Desde que ingressou na universidade, é atuante no Centro de Pastoral e Solidariedade e já participou de dois encontros brasileiros de universitários cristãos e da Jornada Mundial da Juventude de 2013. É animadora da PJM desde 2013.

Julia Bossa Antoniolli tem 17 anos e é Animadora da PJM do Colégio Marista Pio XII, de Novo Hamburgo. Participante há 7 anos, Julia tem sido muito atuante e protagonista, ajudando a organizar outros grupos e eventos como o Encontro de Jovens Maristas (EJM), que foi realizado em 2015 na sua unidade. Também é atuante no Grêmio Estudantil do colégio.

Darlin Regina Ferreira Marques tem 24 anos e é participante da PJM do Cesmar. Animadora do seu grupo, é também educadora Marista na área da aprendizagem. Ex-educanda do Cesmar, Darlin está desde a adolescência na instituição, passou pelo Trabalho Educativo e fez o Curso de Auxiliar Técnico em Manutenção de Equipamentos de Informática (CRC), no Polo Marista de Formação Tecnológica. Desde 2007 participa das atividades de pastoral (na época, o Jumar), e atua de forma incisiva para envolver os jovens da região em espaços de políticas públicas e protagonismo juvenil. É, também, suplente no Conselho Municipal da Juventude de Porto Alegre.

Jader Henz tem 26 anos e é Irmão Marista, atua no Colégio Marista São Francisco, em Rio Grande, e faz parte da Equipe Provincial da PJM. Tem uma grande caminhada com as juventudes, com participação ativa nos grupos de PJM. Foi um dos organizadores do EJM, quando realizado em Santa Cruz do Sul, e acompanhou estudantes maristas em intercâmbio para o Canadá.

Eduardo Damiani Pavin tem 18 anos, é Animador da PJM do Colégio Marista Conceição, em Passo Fundo e representante dos jovens na Equipe Provincial da PJM. Participa da PJM há oito anos – mesmo depois da conclusão do Ensino Médio, há dois anos. Também acompanha os pais nos encontros do Movimento Champagnat da Família Marista e é atuante na paróquia local.