Grupos Maristas do RS

Semana do Estudante 2016 | Juventude e direito a educação

Para Baixar, Multimídia,

As Pastorais da Juventude da CNBB (PJ, PJE, PJMP e PJR) lançaram a Semana do estudante 2016, com o tema “Juventude e direito à educação”.
O lema será “Educação libertadora constrói nossa Casa Comum” e a iluminação bíblica, a passagem de João 8, 32b: “E a Verdade libertará vocês”.

A Semana do Estudante ocorre, neste ano, de 06 a 13 de agosto e seu objetivo principal, é que ela aconteça dentro da escola, pois trata de temas especificamente estudantis e visa uma maior participação e conscientização dos estudantes/educandos.


                Cartaz da Semana do estudante 2016

A arte do cartaz é de autoria de João Carlos Teixeira Junior, de São Paulo. Segundo o artista, a inspiração para o cartaz da Semana do Estudante veio com os movimentos de ocupações das escolas públicas em São Paulo e em diversos locais do Brasil. “Quis manter uma lógica, uma sequência, uma certa continuação da estética e semântica do cartaz que fiz para a Semana da Cidadania, de abril”.
“Nas ocupações, os estudantes protestam, lutam, reivindicam, mas limpam e realizam pequenos reparos nas unidades ocupadas. As mãos que empunham bandeiras e faixas, que pleiteiam lutas legítimas como terra, teto e trabalho [lema do evento], são as mesmas que consertam as escolas, protagonizam seu próprio futuro, constroem uma educação libertadora”, conta o artista.

A semana também conta com um subsídio, dividido em duas partes.
A primeira contém três textos-base, para formar e informar os grupos sobre o tripé da atividade: "direito à educação", "educação libertadora" e "casa comum". A segunda parte contém modelo para três encontros, para que os grupos de base nas escolas, colégios, igrejas e paróquias, do campo e da cidade, possam se reunir e se capacitar.

Vamos lá, galera! Essa bonita atividade nos propõe profundas reflexões, e que delas possam nascer bonitos projetos e ações concretas, principalmente no mundo estudantil!
Você pode baixar o material, nesse link ou conferir ele abaixo!