Grupos Maristas do RS

PJM do Cesmar | Cuidando da Casa Comum

PJM nas Unidades,

[Cuidando da casa comum].

Com essa motivação que os adolescentes e jovens dos grupos da PJM do Cesmar envolveram-se com o retiro, que aconteceu nos dias 25 e 26 de junho, na casa da Juventude Marista (CAJU).
O cuidado com a vida, a vivência grupal, a oração e o cultivo pessoal foram marcas do retiro, que foi acompanhado pelo Assessor local da PJM do Cesmar e pelos/as Animadores/as da Unidade.

O símbolo escolhido para esse retiro foi a casa.
Na parte da manhã os/as jovens desenharam sua casa fazendo uma conexão com sua vida e os “cômodos” dela, refletindo sobre sentimentos, pessoas, sonhos e desafios. A casa representou cada um e cada uma na grande casa comum que é o Cesmar, e este por sua vez, faz parte da casa comum que é o planeta em que vivemos. A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 também fez parte das reflexões do retiro, retomando a importância do cuidado com a natureza, especialmente com a água e o saneamento básico.


                        Participante sdo retiro, falando sobre as suas casas 

Uma das marcas do retiro foi a celebração, realizada à noite, momento de significar a vida e o processo de educação na fé, vivenciados nos grupos locais da PJM.
Durante a celebração foi feito um gesto de envio à Animadora Darlin Marques, que irá representar a unidade junto a outros/as jovens da Rede Marista, no Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM) em Lyon – França.

Confira em imagens, como foi vivenciado o retiro!