Grupos Maristas do RS

Semana do Estudante!

No twitter começamos a perguntar: QUEM GOSTA DE TEATRO?

Algumas pessoas já levantaram a mão e mostraram seu interesse! (valeu pessoal! Agora queremos ver o recado de vocês nos comentários!!!) 
E a próxima pergunta é: o que vocês, com o seu espírito jovem, achariam de ter todo um material produzido em forma de Teatro, dividido por atos e prontinho para ser interpretado?

***

Pensando nisso, a Equipe Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil organizou, para a Semana do Estudante, uma atividade focada no PROTAGONISMO JUVENIL!
É um convite para a comunidade escolar discutir, refletir e se mobilizar sobre uma temática importante para a vida dos estudantes e da sociedade em geral: a CULTURA!
Nesse ritmo tão legal,recebemos o recado da Secretaria Nacional da PJE (Pastoral da Juventude Estudantil). Confiram aí:
“Juventude Querida!
(…) A Semana do/a Estudante (SdE) é um exercício ousado de cidadania. Propõe-se a trabalhar a partir do Protagonismo Estudantil, para que o jovem assuma o compromisso de construir a educação e a sociedade que tanto quer e sonha, a partir do seu chão, que é a escola. O objetivo dela é ser sinal de esperança entre os jovens. Ser anúncio de vida e sobre tudo profetizar, denunciando as injustiças e apontando os caminhos de construção do “Outro Mundo Possível” que tanto desejamos.
Em 2010, nossas atividades acontecerão de 09 a 15 de Agosto,
com os seguintes tema, lema e eixos:
TEMA: “Cultura: nossa terra, nossa história e nossos sonhos”
LEMA: “Juventude, muitas caras, muitas cores, em marcha contra a violência!”.
EIXOSSentido de Pertença, Valorização e Manifestação
Nossa proposta esse ano, é ocupar os palcos da arte cênica. A escolha dessa linguagem, é que ao nos depararmos com a proposta de tema e lema, e a riqueza que eles representam, achamos que o material necessitaria de uma metáfora que correspondesse o seu valor, para conduzir cada um dos encontros e a celebração deste subsídio. Todos somos frutos de uma dimensão cultural, grande impulsionadora das manifestações artísticas tradicionais e contemporâneas. Entre as diversas expressões artísticas, o teatro ganha grande destaque na perpetuação do nosso jeito ser, de nossa cultura. Juventude espalhada pelo Brasil, essa semana só é possível quando cada um de nós ajuda a construí-la. Contamos com vocês para construirmos uma linda história, que tome conta de todos os palcos desse país!
Cherinhos,
Monique Cavalcante Benevent”
 
Ações como esta já tivemos na “Semana da Cidadania”, em abril, e ainda teremos o “Dia Nacional da Juventude (DNJ)”, neste segundo semestre.

 

***

E agora está disponível este material!

 

Deixem seus recados, críticas, sugestões para pensarmos juntos:
QUEM SABE NÓS, JUNTOS, TAMBÉM POSSAMOS CRIAR UM MATERIAL TÃO LEGAL ASSIM?

Como disse a Monique, “cherinhos” pra vocês, e boa tarde!