Grupos Maristas do RS

Protagonismo e integração marcaram o EJM 2016

PJM,

Mais de 1200 adolescentes e jovens estiveram reunidos no Colégio Marista Santo Ângelo, no dia 17/09, para celebrar a vida, o protagonismo e a vivência grupal da PJM.
Na dança da missão foi o tema inspirador, que contribui para a condução e reflexão das atividades do dia e de toda a prévia preparação dos grupos.
Os primeiros momentos do dia iniciaram com a recepção das 23 Unidades que possuem grupos da PJM (Colégios, Unidades Sociais e PUCRS), fazendo com que todos já entrassem na sinergia contagiante do encontro.

Trazendo a cultura da região missioneira (onde o Colégio Marista Santo Ângelo se encontra), a diversidade de povos e culturas, somado a dança, foi composto um verdadeiro espetáculo para a abertura, que apontava para o horizonte de nossa missão.


        As danças da abertura foram todas realizadas pelos adolescentes e jovens 

Na sequência, os/as adolescentes e jovens coloriram as ruas de Santo Ângelo, distribuindo abraços e velas, significando a luz que as juventudes são e podem vir a ser nos espaços onde estão presentes.


                      Os/as jovens percorreram as ruas de Santo Ângelo 

Em seguida, todos/as se encontraram na Catedral Angelopolitana, para a celebração da palavra. Um momento rico de sentido e vivência da fé.


           A celebração foi vivencial, com movomentos de bençãos e partilhas 

Na parte da tarde, as atividades foram focadas nas oficinas! De expressão corporal a cultura indígena (algumas das temáticas), em tudo ficava evidente a mística da PJM.


          As oficinas são um dos momentos mais esperados pelos participantes 

Um dos momentos mais emocionantes do dia, foi a troca do filtro dos sonhos.
Ao pôr do sol os /as jovens tomaram conta do campo de futebol da Unidade e em comunidades partilharem sonhos, suas motivações por estarem participando da PJM, culminando com a troca do símbolo, que simboliza a purificação das energias.


                              Momento da troca do filtro dos sonhos e partilhas 

Ao final da noite foi realizado o tão esperado anúncio, de quem sediará o encontro em 2017.
Quem nos receberá de braços abertos será o Colégio Marista São Francisco, no dia 16 de setembro. Agendem-se!


           Anúncio do Colégio Marisa São Franciscomo, para sediar o EJM 2017

Para finalizar o dia intenso de atividades e vivências, foi realizada uma grande festa.
A estudante Laura Schadeck, do Marista Santo Ângelo e finalista do The Voice Kids e a Banda dos Assessores [Neotéfilos] conduziram o enceramento.

Obrigado a todos/as, Assessores/as, Animadores/as, Participantes que fizeram do dia EJM 2016, uma verdadeira celebração da dança da missão protagonizada pelos/as jovens.

Confira as imagens dos primeiros momentos do encontro. Ao longo da semana iremos publicar os demais álbuns :)