Grupos Maristas do RS

DNJ 2016 | Juventude e nossa casa comum

Para Baixar, Multimídia,

Fonte: Jovens conectados 

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ), da Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibiliza para download, o suplemento formativo para o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2016. Nesse ano, o encontro tem como tema “Juventude e nossa casa comum” e o lema, “Vou criar novo céu e nova terra” (Is 65,17).

No ano em que o DNJ celebra 30 anos, os/as jovens são convidados/as a entrarem em comunhão com a criação sob a ótica de três eixos: do ser humano; casa comum; e conversão ecológica.
A dinâmica será guiada por meio da espiritualidade e ações sociais.


Jovens do SERMIG – Fraternidade da Esperança (Arsenal da Esperança)-, dentro
do projeto Floresta que Cresce na revitalização e ativação de áreas verdes públicas
                                           degradadas no bairro da Mooca/SP.

Atendendo ao pedido do Papa Francisco “de uma igreja em saída”, o material sugere algumas ações concretas para os jovens. “Plantio de árvores; conhecer o trabalho de nossos/as catadores/as de lixo, como eles/as vivem, que relação eles/as assumem com a natureza; propor ações para que em nossas casas aja coleta seletiva do lixo; conhecer as regiões de nossa cidade onde as pessoas têm um profundo senso de pertença à natureza: ribeirinhos/as, indígenas, pescadores/as, etc.; pesquisar as empresas que produzem o que consumimos diariamente, conhecendo os processos de fabricação dos alimentos, a relação com os empregados”, sugere o livreto.

Outro tema abordado é a festa dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba. O #ROTA300 quer ser “um momento privilegiado do protagonismo juvenil no Brasil”, onde “os jovens conduzirão a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida em todos as dioceses.

O presidente da CEPJ, dom Vilsom Basso, afirma que espera desse momento um grande encontro das diversas expressões e sua diversidade. “Convoco as juventudes do Brasil a se unirem para organizar este evento, com coragem, ousadia, criatividade. Vamos cuidar da casa comum, ouvindo o apelo do Papa Francisco. Vamos cuidar das juventudes de nosso amado Brasil”, pediu.

Confira o subsídio que foi preparado especilamente para a vivência da temática!