Grupos Maristas do RS

Reunião Ampliada 2016 | Gratidão, paixão e esperança

PJM,

Muito há o que celebrar e agradecer quando o assunto é a caminhada da Pastoral Juvenil Marista (PJM) da Rede Marista em 2016. Esse foi um dos aspectos abordados durante a Reunião Ampliada que ocorreu neste fim de semana, nos dias 25 e 26 de novembro.

Para embasar o primeiro momento do dia, Animadores/as e Assessores/as refletiram a partir do evangelho de Emaús (Lc 24, 13-35). Após atividade orante individual, os participantes fizeram a partilha do pão, uma analogia ao gesto de Jesus Cristo.


Junto à partilha do pão, os participantes dialogaram sobre momentos que viveram neste ano

Ainda durante a manhã, cada unidade recebeu um relatório com dados compilados sobre a implementação do Plano Estratégico da PJM. A proposta era analisar as informações e sugerir alterações nas recomendações elaboradas pela Equipe Provincial. A atividade de autoavaliação seguiu durante o início da tarde.

Na sequência, foi a vez de dialogar sobre o Encontro de Jovens Maristas (EJM) 2017, também na perspectiva avaliativa. No fim da atividade, foram entregues as lembranças do encontro a cada unidade. Os últimos temas da tarde foram: proposta de revisão do Marco Operativo e Plano Estratégico, calendário de 2017 e Peregrinação Caminhos de Champagnat que, no próximo ano, terá uma edição exclusiva para jovens.


Lembraça do EJM foi entregue para todas as Unidades

O fim da tarde e a noite de sábado, 26/10, foi reservada para convivência. Houve jogo de futebol, vôlei e roda de chimarrão. A preparação do jantar e limpeza do local onde foi servida a refeição foi protagonizada por Amimadores/as e Assessores/as.


Durante o sábado, houve momento para prática esportiva

A manhã de domingo, 27/11, foi de conversa a respeito do Bicentenário do Instituto Marista e 2º Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista (2º CNPJM). A Rede Marista/Província Marista Brasil Sul-Amazônia vai sediar o evento, marcado para outubro de 2017 no Colégio Marista Champagnat e PUCRS.

Com muita emoção, uma celebração eucarística marcou o encerramento da reunião. Durante a missa, houve a despedida de quatro integrantes da Equipe Provincial e a chegada de três novos membros. O Irmão Valdícer Fachi, gestor da Coordenação de Pastoral da Rede Marista, deu posse à nova equipe.


Partidas e chegadas marcaram a celebração de encerramento

A frase do Papa Francisco: Olhar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança foi o cerne de todo encontro, que ocorreu na Casa da Juventude Marista (Caju) e reuniu cerca mais de 70 pessoas de 23 Unidades Maristas.


Assessores/as e Animadores/as da Reunião Ampliada 2016

Clique aqui para ver mais fotos