Grupos Maristas do RS

Instituto Marista apresenta documento sobre a Mística da PJM

PJM,

Com muito entusiasmo, tornamos público o documento Caminho da Educação e Amadurecimento na Fé, desenvolvido para inspirar a mistica nos grupos da PJM. O texto foi elaborado pela União Marista do Brasil e adaptado pelo Secretariado de Missão do Instituto Marista.

Clique aqui para fazer download

A proposta é oferecer reflexões e elementos importantes para a organização e desenvolvimento de processos para os grupos juvenis, considerando as diversas faixas etárias dos adolescentes e jovens que fatuam na Pastoral Juvenil Marista.


Capa do documento lançado pelo Instituto Marista
 

Nessa segunda-feira, 05/12, recebemos uma carta de apresentação do documento. Assinada pelo Irmãos João Carlos do Padro e Miguel Angel Espinosa Barrera, ambos diretores do Secretariado de Missão, a circular explica o processo de formulação do subsídio.

Confira abaixo a carta na íntegra.

Roma, 5 de dezembro de 2016.  

Estimados Provinciais, Superiores de Distrito e responsáveis pela PJM, 
 
Em 2011, visando favorecer a realização da Pastoral Juvenil Marista (PJM) em todas as Províncias e Distritos e colocar a evangelização no coração da missão marista, foi lançado para todo o Instituto Marista o documento referencia “Evangelizadores Entre os Jovens”. Foram realizados workshops em todas as regiões do Instituto com representantes das Unidades Administrativas com o intuito de apresentar a proposta da PJM e buscar linhas comuns para a sua implantação. A PJM quer ser um projeto de pastoral comum para todas as realidades do Instituto e um espaço para o protagonismo juvenil e articulação da juventude marista em rede.  
 
Muitas Províncias e Distritos buscaram revisar suas propostas de Pastoral Juvenil à luz do Documento “Evangelizadores Entre os Jovens“ buscando maior vitalidade e integração com as linhas do Instituto.  Outras Províncias que ainda não tinham iniciativas concretas de Pastoral Juvenil fizeram um grande esforço para desenvolver e implantar propostas. Somos muito gratos pelo grande esforço que todas as Unidades Administrativas estão fazendo em prol da PJM.  
 
Ao longo dos últimos anos, tivemos a solicitação de subsídios e orientações para apoio à PJM apresentadas por Províncias e Distritos. Ao mesmo tempo, encontramos lindas experiências e subsídios para a PJM desenvolvidos em diversas partes do Instituto. Acreditamos que estas experiências uma vez partilhadas podem enriquecer a todos. Por isso, estamos fazendo a nível de Instituto um grande esforço para coletar, partilhar e adaptar alguns de estes subsídios para que possam servir de inspiração aos processos de PJM desenvolvidos e a serem implantados nos mais diferentes contextos da missão.  
 
Hoje, estamos apresentando o Documento inspirador Mística da Pastoral Juvenil Marista ¨Caminho da Educação e Amadurecimento na fé¨. O documento foi desenvolvido pela União Marista do Brasil e adaptado pelo Secretariado de Missão. Ele oferece reflexões e elementos importantes para a organização e desenvolvimento de processos para os grupos juvenis da PJM considerando as diversas faixas etárias (momentos) dos adolescentes e jovens que fazem parte da PJM. Agradecemos às 
Províncias Maristas do Brasil pela generosidade em ceder este documento para o Instituto possibilitando também a sua adaptação. 
 
O Documento da Mística da Pastoral Juvenil Marista pode ser baixado do site www.champagnat.org  clicando no link http://www.champagnat.org/000.php?p=466 em formatos PDF e In Design para favorecer o uso e impressão do documento de acordo com a necessidade de cada Província e Distrito.   
 
Desejamos que este documento seja um apoio para a Pastoral Juvenil Marista em suas diferentes realidades e contextos. Outros documentos estão sendo analisados para partilha em um futuro próximo. Recordamos que muitos recursos para a PJM podem ser baixados da página web do Instituto http://www.champagnat.org/000.php?p=150. Convidamos as Províncias e Distritos que gostariam de partilhar a nível de Instituto suas experiências de PJM e de evangelização enviar os documentos ao Centro Geral para a Missão Marista por meio do e-mail momede@fms.it aos cuidados do Ir. Mark Omede.   
 
Desejamos que a Pastoral Juvenil Marista seja um projeto presente no coração de todos Irmãos e leigos Maristas e um sinal de vitalidade e esperança no novo centenário do Carisma Marista. Que Maria e Marcelino nos acompanhem nessa jornada de partilha e crescimento conjunta com a juventude no conhecimento e seguimento de Jesus Cristo e seu Evangelho.   
 
Fraternalmente, 
 Ir. João Carlos do Prado                               Ir. Miguel Angel Espinosa Barrera
Secretariado de Missão                                         Secretariado de Missão
               Diretor                                                               Diretor Adjunto