Grupos Maristas do RS

Tire suas dúvidas sobre a ID Jovem

Sobre Juventudes,

Criada pelo Decreto 8.537/2015 e lançada em setembro deste ano, a Identidade Jovem, ou ID Jovem, é o documento que comprova a condição de jovem de baixa renda para acesso aos benefícios da meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, e da reserva de vagas nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual. Esses benefícios foram estabelecidos pelo Estatuto da Juventude, Lei 12.852/2013, art 23 e art 32.

Clique aqui para saber mais sobre a ID Jovem

Podem solicitá-la as pessoas com idade entre 15 e 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos. Além disso, o jovem também tem de estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e essas informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses. Caso o jovem ainda não seja cadastrado, basta procurar a rede assistência social do município, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou a prefeitura.

É possível solicitar a ID jovem através do site da Caixa Econômica Federal ou por meio de um aplicativo para smartphone.

Confira no vídeo abaixo como funciona o app.