Grupos Maristas do RS

7 livros para você ler nas férias

Sobre Juventudes,
Chegou as férias!! Período para aliviar a tensão da rotina escolar e universitária. Tempo para fazer o que o cotidiano atribulado não permite: zerar o Netflix, esquecer a lista de leituras obrigatórias do colégio ou da faculdade ou ver aquele filminho que estava separado há tempos.
 
É, mas há vezes que não é tão simples escolher o que “consumir”. São tantas opções... Por isso, a gente resolveu te ajudar. Faremos três postagens, sempre nas sextas-feiras, com dicas de livros, filmes e séries aqui no blog.
 
A indicação desta semana é literária. A sequência de livros sugeridos foi embasada em uma série de pesquisas na internet que apontavam que estes títulos eram apropriados para nossa faixa etária. Esperamos que goste!
 
A Garota no Trem | Paula Hawkins
Todas as manhãs Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d’água, pontes e aconchegantes casas. Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes – a quem chama de Jess e Jason –, Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess – na verdade Megan – está desaparecida. Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos. Uma narrativa extremamente inteligente e repleta de reviravoltas, a obra, tem um enredo de suspense digno de Hitchcock a ser compulsivamente devorado. 
 
A Metamorfose | Franz Kafka
A metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. Sem a menor cerimônia, o texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal. E o melhor, a obra é de domínio público. Clique aqui para fazer download.
 
Cem anos de solidão | Gabriel García Márques
É o livro mais importante de Gabriel García Márquez, vencedor do prêmio Nobel de literatura em 1982. O autor narra a incrível história da família Buendía, uma estirpe de solitários que habitam a mítica aldeia de Macondo. A narrativa desenvolve-se em torno de todos os membros dessa família, com a particularidade de que todas as gerações foram acompanhadas por Úrsula, uma personagem centenária e uma matriarca das mais conhecidas da história da literatura latino-americana.
 
Inteligência Emocional | Daniel Goleman 
Ao contrário do saber científico que dominou o mundo ocidental nos últimos séculos, Daniel Goleman, PhD pela Universidade de Harvard (EUA), revoluciona conceitos mostrando que o QI de uma pessoa não é garantia de sucesso e felicidade. O autor defende que a inteligência está ligada à forma como negociamos as nossas emoções. A inteligência emocional seria esta capacidade de autoconsciência, controle de impulsos, persistência, empatia e habilidade social.
 
Diário de Anne Frank
O depoimento da pequena Anne Frank, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Seu diário narra os sentimentos, os medos e as alegrias de uma menina judia que, como sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocauto. O relato impressionante das atrocidades e dos horrores cometidos contra os judeus faz deste livro um precioso documento e uma das obras mais importantes do século XX.
 
Orgulho e preconceito – Jane Austen
Escrito de forma satírica, o livro traz uma perspectiva que transcende o preconceito causado pelas falsas primeiras impressões e adentra no psicológico, mostrando como o autoconhecimento pode interferir nos julgamentos errôneos feitos a outras pessoas. A autora revela certas e posturas de seus personagens em situações cotidianas que, muitas vezes, causam momentos cômicos aos leitores, dando um caráter mais leve e satírico ao livro. 
 
 
1984 – George Orwell
 Winston, herói de 1984, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito. De fato, a ideologia do Partido dominante não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. Em suma, a obra versa a respeito de uma sociedade que foi reprimida e eximida de seus direitos abordando sobre como regimes repressivos impõem suas vontades à população em geral por meio dos veículos de comunicação.
 
 
Fonte da descrição das obras: Livraria Saraiva