Grupos Maristas do RS

Jovem do GUM realiza experiência de Voluntariado em Tabatinga-AM

PJM nas Unidades,
Fomentar a vivência da cultura da solidariedade contribuindo para o engajamento social e eclesial é um dos objetivos estratégicos da PJM. A Rede Marista oferece diversas formas de colaborarmos para a transformação da socidade. Uma delas é por meio Programa Voluntariado. Lançado em agosto de 2016, a atualização do documento que orienta a atuação dos voluntários/as na Rede já surtiu resultados positivos.
 
Além do fortalecimento às ações que, tradicionalmente, ocorrem dentro dos espaços de missão no Rio Grande do Sul, Brasília e Região Amazônica, a Rede passa a enviar e receber voluntários/as intercambistas. Já no início deste ano, quatro voluntários/as atuarão em diferentes espaços de missão. A Região Amazônica será o destino de três pessoas. Outra voluntária optou por desenvolver seu trabalho na Guatemala, onde o Instituto Marista é presença por meio da Província Marista América Central.
 
Uma das missionárias é Brenda Menine, integrante do Grupo Universitário Marista (GUM), da PJM da PUCRS. A jovem tem 23 anos, é colaboradora da Assessoria de Comunicação Corporativa da Rede Marista desde 2013 e, há um ano e meio, desenvolve atividades de voluntariado no Hospital São Lucas, em Porto Alegre. Desde o dia 5/1, ela está atuando na Comunidade Internacional Mista de Tabatinga, no Estado do Amazonas.
 

Fotos publicadas por Brenda em seu perfil no Facebook
 
Por meio das redes sociais, Brenda narra suas experiências. “É um Brasil diferente de tudo que já vi. Tem gente do todo canto do mundo vivendo por aqui. Nos dividimos em grupos para a entrega de calendários bilíngues: em Português e em Ticuna. Sem entender se quer uma palavra, caminhei por quase duas horas com um grupo de indígenas Ticuna. E como nos comunicamos? Com sorrisos! Não lembro da última vez que distribuí tantos sorrisos por aí. Dezenas de crianças com olhares doces, curiosos e cheios de vida. E a cada passo eu ia descobrindo algo novo”, descreveu ela sobre a sua primeira experiência missionária no local que ocorreu na semana passada.
 
O município de Tabatinga é conhecido por ser a região de Tríplice Fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Brenda já teve a oportunidade de conhecer a cidade de Letícia, na Colômbia. Em menos de uma semana de voluntariado, a jovem resume o que tem vivido. “Há um tempo em que é preciso abandonar as certezas e trilhar novos caminhos. Afinal, para mudar o mundo é preciso mudar, primeiro, a si mesmo”. Brenda ficará em Tabatinga até o dia 2/2.
 
Além de enviar voluntários/as, a Rede Marista também está recebendo intercambistas neste mês. Katharina Abt, da Alemanha, chegou ao Rio Grande do Sul, na quinta-feira, dia 5/1, para atuar no Centro Social Marista Boa Esperança, em Santa Cruz do Sul. Ainda em janeiro, está prevista a chegada de quatro chilenos/as. Clique aqui para conhecê-los.
 
Tem interesse em ser voluntário/a? Procure o/a responsável pelo setor de Pastoral de sua Unidade ou entre em contado com a Coordenação de Pastoral da Rede Marista através do e-mail: pastoral@maristas.org.br.