Grupos Maristas do RS

12 dicas de filmes que farão você pensar

Sobre Juventudes,

Especialistas na área da educação afirmam que assistir a bons filmes é tão importante quanto ler livros. A sétima arte apresenta leituras diferentes de mundo, incentiva o debate sobre temas complexos e questões de singularidade. 

Pensando nisso, a gente preparou algumas dicas de filmes para você assistir nas férias. Tem para todos os gostos: suspense, ficção científica, drama, histórico, comédia, animação, entre outros. 

As sugestões são baseadas em pesquisas na internet que recomendam produções cinematográficas para a nossa faixa etária. Também usamos referências do grupo do Observatório Juventudes no Facebook, onde frequentemente são postadas recomendações interessantes.
 
Lembre-se de ficar atento à classificação indicativa de cada filme, ok? Veja o que a gente pensou para você:

O preço do amanhã
 
Direção: Andrew Niccol
Gêneros: Ficção científica e suspense
Nacionalidade: Estados Unidos
Classificação indicativa: 12 anos
Em um futuro próximo, o envelhecimento passou a ser controlado para evitar a superpopulação, tornando o tempo a principal moeda de troca para sobreviver e também obter luxos. Assim, os ricos vivem mais que os pobres, que precisam negociar sua existência, normalmente limitada aos 25 anos de vida. Quando Will Salas (Justin Timberlake) recebe uma misteriosa doação, passa a ser perseguido pelos guardiões do tempo por um crime que não cometeu, mas ele sequestra Sylvia (Amanda Seyfried), filha de um magnata, e do novo relacionamento entre vítima e algoz surge uma poderosa arma contra o sistema e organização que comanda o futuro das pessoas. O filme está disponível no Netflix.
 
Divertidamente
 
Direção: Pete Docter
Gêneros: Animação e comédia
Nacionalidade: Estados Unidos
Classificação indicativa: livre
Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a alegria, o medo, a raiva, o nojo e a tristeza. A líder deles é alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e a tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle - e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.
 
A boa mentira
 
Direção: Philippe Falardeau
Gênero Drama
Nacionalidades Estados Unidos, Quênia e Índia
Classificação indicativa: 12 anos

 
Três homens sudaneses, Mamere (Arnold Oceng), Jeremiah (Ger Duany) e Paul (musician Emmanuel Jal), têm a oportunidade de sair do país e conseguir uma vida melhor nos Estados Unidos. Eles são acolhidos por uma assistente social, Carrie Davis (Reese Witherspoon), que pouco conhece sobre o duro passado de cada um. Ela é uma mulher solteira, bem resolvida e muito prática, o que parece estranhíssimo para eles. Aos poucos, tornam-se amigos e descobrem uma nova visão de mundo.
 
 
12 anos de escravidão
 
Direção: Steve McQueen
Gêneros Drama e histórico
Nacionalidade: Estados Unidos
Classificação indicativa: 14 anos
 
 
Em 1841. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços. O filme está disponível no Netflix.
 
 
A teoria de tudo
 
Direção: James Marsh
Gêneros Biografia e drama
Nacionalidade: Reino Unido 
Classificação indicativa: 10 anos
 
Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.
 
 
 
 
 
O jogo da imitação
 
Direção: Morten Tyldum
Elenco principal: Benedict CumberbatchKeira KnightleyMatthew Goode
Gêneros Biografia e drama
Nacionalidades Estados Unidos e Reino Unido
Classificação indicativa: 12 anos

Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke (Keira Knightley) sua grande incentivadora.

O quarto de Jack

Direção: Lenny Abrahamson
Elenco principal: Brie LarsonJacob TremblayJoan Allen
Gêneros: Drama e suspense
Nacionalidades: Canadá e Irlanda
Classificação indicativa: 14 anos


Joy (Brie Larson) e seu filho Jack (Jacob Tremblay) vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do velho Nick (Sean Bridgers), que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê a hora de deixá-lo. Para tanto, elabora um plano em que, com a ajuda do filho, poderá enganar Nick e retornar à realidade.

 

 

Preciosa, uma história de esperança

 
Direção: Lee Daniels
Elenco principal: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Paula Patton
Gênero Drama
Nacionalidade: Estados Unidos
Classificação indicativa: 14 anos
 
 
1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá, Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação. O filme está disponível no Netflix.
 
 Medianera: Buenos Aires na era do amor virtual
 
Direção: Gustavo Taretto
Gêneros Romance, Comédia
Nacionalidades Espanha, Argentina, Alemanha
Classificação indicativa: 12 anos

 
Martin (Javier Drolas) está sozinho, passa por um momento de depressão e não se conforma com a maneira com a cidade de Buenos Aires cresceu e foi construída. Web designer, meio neurótico, pouco sai e fica grande parte do tempo no computador. É através da internet que conhece Mariana (Pilar López de Ayala), sua vizinha também solitária e desiludida com a vida moderna numa grande cidade.
 
 
 
The Edukators
 
Direção: Hans Weingartner
Elenco principal: Daniel BrühlJulia JentschStipe Erceg
Gêneros: Drama e ação
Nacionalidade: Alemanha 
Classificação indicativa: 14 anos
 
 
Jan (Daniel Brühl) e Peter (Stipe Erceg) são dois jovens que acreditam que podem mudar o mundo. Eles se autodenominam "Os Educadores", rebeldes contemporâneos que expressam sua indignação de forma pacífica: eles invadem mansões, trocam móveis e objetos de lugar e espalham mensagens de protesto. Jule (Julia Jentsch) é a namorada de Peter, que está passando por problemas financeiros e, por causa deles, está saindo de seu apartamento alugado. Tempos atrás Jule se envolveu em um acidente de carro, que destruiu o carro de um rico empresário. Condenada pela justiça, ela precisa pagar um novo carro no valor de 100 mil euros, o que praticamente faz com que trabalhe apenas para pagar a dívida que possui. Como Peter viaja para Barcelona, Jan vai ajudá-la na mudança. Eles se conhecem melhor e Jan termina por contar a ela a verdade sobre os Educadores. Empolgada com a notícia, Jule insiste que ela e Jan invadam a casa de Hardenberg (Burghart Klaubner), o empresário que a processou. Após uma certa resistência, Jan concorda. Na casa eles agem como os Educadores, mudando os móveis de lugar, mas cometem um grave erro: Jule esquece no local seu celular. No dia seguinte, com Peter já tendo retornado da viagem mas sem saber do ocorrido, Jan e Jule decidem invadir novamente a casa de Hardenberg, para recuperar o celular. Porém, o que eles não esperavam era que o empresário os surpreendesse dentro da casa, o que os força a sequestrá-lo.
 
 Entre os muros da escola
 
Direção: Laurent Cantet
Gênero: drama
Nacionalidade França
Classificação indicativa: livre
 
François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.
 
 
 
 
 
 
 
Que horas ela volta
 
Direção: Anna Muylaert
Gênero Drama
Nacionalidade Brasil
Classificação indicativa: 12 anos
 
A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.
 
 

Confira os trailers dos filmes: