Grupos Maristas do RS

Dicas para você começar o ano letivo 2017 com tudo

PJM,

Com exceção do Colégio João Paulo II, de Brasília, a maioria das Unidades da Rede Marista retomaram suas atividades na semana passada ou nesta segunda-feira, 20/2.


Atividade de volta às aulas no Colégio Marista São Luís, de Santa Cruz do Sul

Motiva pela data e pelo bicentenário da missão marista, a proposta é de que os próximos 200 dias letivos sirvam de inspiração para novos pensamentos, ações e aprendizados.

E para que 2017 seja repleto de novas e boas experiências, nós preparamos algumas dicas para você voltar às aulas com tudo. Elas valem, inclusive, para os/as estudantes da PUCRS que retornam à Universidade no dia 6/3. Confira:

Organização

É comum a gente se atrapalhar um pouco com as atividades na volta à rotina. É importante você organizar um esquema de horários diário que contemple momentos de estudo e lazer. Faça um esforço para cumpri-lo. No início, pode até ser difícil, mas depois que você pegar o jeito tudo vai fluir automaticamente.

Estudo

Mesmo que as provas ainda não tenham data marcada, separe um momento do dia para estudar. Revise os conteúdos e assuntos abordados pelo professor na última aula. Além disso, faça todos os temas de casa assim que puder. O conteúdo estará quentinho na sua memória e será mais fácil.

Provas

Que tal estabelecer como meta para este ano não deixar para estudar somente nas vésperas de cada prova? Normalmente elas são marcadas com certa antecedência, então, estude diariamente o conteúdo que será tratado. Isso vale também para os trabalhos, nada de deixar para fazê-los na última hora, ok?

Leitura

Todo mundo sabe que ler aumenta o nosso vocabulário e melhora a nossa produção textual. Quem sabe você traça como objetivo ler, pelo menos, um livro por mês? Se não souber o que ler, a gente deu umas dicas aqui durante as férias. Conversar com o pessoal da biblioteca e com os professores de português ou literatura também vale.

Grupos de estudo

 A maioria das pessoas tem mais facilidade em algumas áreas do que em outras. Aproveite a diversidade de talentos de seus colegas para formar grupos de estudo. Todo mundo se ajuda e o resultado postivo será visto na hora das avaliações.

Novas amizades

Certamente, haverá estudantes novos/as em sua turma. Seja acolhedor com os/as novos/as colegas. Chame-os/as para conversar e procure inseri-los/as a sua roda de amigos. Imagine o quanto seria legal se fizessem isso caso você fosse o/a novato/a?

Encontros da PJM

Participe dos encontros do seu grupo da PJM. Muitas novas experiências estão te esperando neste ano e a vivência grupal, com certeza, ajudará a te fazer protagonista das suas conquistas e da transformação social. Procure estar atento aos temas abordados e colaborar com os diálogos.

Saúde

Todas as dicas são poderão ser implementadas se você estiver bem, não é? Portanto, trate de se cuidar. Consuma alimentos saudáveis e procure praticar atividades físicas. Se notar que algo não está de acordo, avise seus familiares para procurar um/a médico/a.

Desejamos um ótimo volta às aulas a todos! Que Champagnat e a Boa Mãe abençoe a nossa caminhada em 2017!