Grupos Maristas do RS

Conheça o Irmão João Paulo, novo integrante da Equipe Provincial

PJM,

Rosto e sotaque amazônico. A partir desta quinta-feira, dia 2/3, a Equipe Provincial da PJM passa a ter uma identidade ainda mais abrangente. Isso porque o Irmão João Paulo Aranhaga Vargas passou a integrar o grupo. Natural do município Tabatinga, no Amazonas, ele fazia parte da Comunidade Marista de Porto Velho, de Rondônia, até o início deste mês e aceitou o desafio de atravessar o país para conhecer novas realidades.

Foi no entorno da Comunidade de Tabatinga que o Irmão João Paulo conheceu o Carisma Marista. Ele participava das atividades desenvolvidas pelos Irmãos na cidade. Fez catequese de Crisma e logo se interessou pela vida religiosa da instituição. Iniciou sua trajetória em 2006 e desde 2010, estava na capital rondoniense.

Em Porto Velho, atuava em um centro educacional que conta com a participação dos Irmãos Maristas. Por lá, ministrava aulas de informática e também era secretário. Após quase sete anos de missão em Rondônia, decidiu que era hora de mudar. No fim do ano passado, ncaminhou pedido ao Irmão Inácio Etges, Superior Provincial da Rede Marista, manifestando sua vontade e recebeu retorno positivo.

Sua nova residência é a Comunidade Marista que fica no Centro Social de Porto Alegre, o Cesmar. Ele vai atuar junto à PJM local e também no Polo Marista de Formação Tecnológica. Aqui em Porto Alegre também pretende concluir a graduação em Sistemas de Informação na PUCRS já se encontra em andamento.


Ir. João Paulo ganhou uma camiseta da PJM na sua primeira reunião com a Equipe Provincial nesta quinta-feira, 2/3

Ele ainda está adaptando à nova realidade. “Por enquanto o clima está parecido. Quente como no norte, mas os processos são muito diferentes. Os contextos e a estrutura do CESMAR são complexas”, afirma. Sobre a participação na Equipe Provincial, ele se diz motivado. “Estou feliz. Quero aprender muito com todos os componentes da equipe, partilhar minhas experiências e trazer um pouco esse jeito amazônico para cá”, projeta.

Desejamos que o Irmão João Paulo faça uma bela caminhada conosco e que possamos compartilhar muitas vivências neste percurso. Seja bem-vindo, Irmão!

Composição da Equipe Provincial

Normalmente a Equipe Provincial conta com a participação de dois Irmãos. No fim do ano passado, o Irmão Jader Henz deixou o grupo para se dedicar inteiramente à vice-direção do Colégio Marista São Francisco, em Rio Grande. Então, o Irmão João Paulo foi designado para a função. O outro religioso integrante é o Irmão Matheus Martins que até julho deste ano está em itinerário formativo em Cochabamba, na Bolívia. Ele retorna às reuniões a partir de agosto.

Participam ainda da equipe, duas jovens: Anne Stroeik e Francine Pereira – escolhidas por meio de voto dos participantes da PJM, e três colaboradores/as da Coordenação de Pastoral da Rede: o Coordenador da PJM, José Jair Ribeiro (Zeca), a Assessora de Pastoral, Karen Theline Cardoso dos Santos da Silva e a Agente de Pastoral, Emilin Grings Silva.