Grupos Maristas do RS

Encontro de Assessores/as e Animadores/as bate o recorde em número de participantes

PJM,
Cerca de 200 pessoas participaram do Encontro de Animadores/as e Assessores/as PJM nesse fim de semana, nos dias 8 e 9 de abril, na Casa Marista da Juventude (Caju), em Porto Alegre. Até então, essa foi a atividade de formação com maior número de participantes já realizada na PJM da Rede Marista.
 
O tema do encontro foi Acompanhamento à luz da Palavra de Deus: onde está a vossa fé?. O Irmão Natalino de Souza, secretário executivo da União Marista do Brasil (Umbrasil), abordou  o assunto com Animadores/as já atuavam nas Unidades Maristas e Assessores/as ao longo do sábado, 8/4. Por meio de dinâmicas, ele orientou o grupo a como se apropriar do modelo de acompanhamento de Jesus de Nazaré.
 
De acordo com o Irmão Natalino, o tema é muito pertinente. “O acompanhamento ajuda o jovem a se encontrar dentro do processo formativo, além de auxiliá-lo a crescer na fé.” Segundo ele, o grupo cooperou muito para que o assunto fosse trabalhado. “Eles são altamente participativos, dinâmicos e cooperativos. Notei muita maturidade nas relações entre eles”, elogia.
 
Irmão Natalino de Souza
 
Os/as Animadores/as que assumiram a função neste ano participaram de um momento diferente no sábado, 8/4. Foi motivado para que cada um/a refletisse sobre a sua história pessoal, depois sobre seu papel na sociedade, até chegar no grupo e na PJM da Rede. As descobertas da Mística da PJM e o serviço de Animador/as também foram assunto. As dinâmicas foram orientadas pelas integrantes da Equipe Provincial Karen Theline da Silva, Anne Caroline Stroiek e Francine Pereira.
 
Para as jovens Maria Luiza Valle e Pietra Mayrink, que passaram a animar grupos neste ano, a atividade foi muito válida. “A gente pode tirar muitas dúvidas e diminuir inseguranças. Além disso, pudemos ver que os desafios são os mesmo em todas as Unidades. Outro ponto importante foi a troca de ideias e a interação com os outros jovens”, destacam as estudantes do Colégio Marista João Paulo II, de Brasília.
 
No sábado à noite, todo o grupo se reuniu para a Celebração Eucarística. A liturgia da Igreja Católica nesse fim de semana propunha a liturgia do Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa. Os participantes foram convidados a se reunir por Unidade para ler e refletir a palavra. O restante da missa foi conduzido pelo Padre Ademir Ricardo. No momento de Ação de Graças, os jovens fizeram uma homenagem à estudante Carolyne Zimmer, do Colégio Marista Maria Imaculada, que faleceu no mês de março.
 
Na manhã de domingo, 9, o grupo foi dividido entre Assessores/as e Animadores/as. A música como recurso pedagógico foi a temática abordada por Diego Farias, ex-assessor da PJM do Centro Social Marista (Cesmar) com os Animadores/as. Já os/as Assessores/as conversaram sobre os encaminhamentos gerais da PJM para este ano.
 
 
Atividade conduzida por Diego Farias
 
Lançamento do EJM
 
Antes do encerramento da atividade, foi lançado o Encontro de Jovens Maristas (EJM) 2017. Com o tema Uma nova onda, os estudantes do Colégio Marista São Francisco, de Rio Grande – sede do evento deste ano, falaram sobre a proposta e o subsídio de preparação para o evento. Além disso, apresentaram uma paródia para a música Olha a onda (veja o vídeo abaixo).
 
Participantes do Colégio Marista Roque, de Cachoeira do Sul ,com o subsídio
 
A jovem Maria Eduarda Bonatto adorou a proposta do EJM e o encontro do fim de semana como um todo. “Foi o melhor que eu já vim. Saio daqui renovada e muito motivada”, avalia a estudante do Colégio Marista Assunção, de Porto Alegre.
 

Todos/as os/as participantes do encontro