Grupos Maristas do RS

Jovem que foi à comemoração dos 40 anos do Remar na Colômbia conta sua experiência

PJM,
A Páscoa foi celebrada de maneira diferente para as cerca de 400 pessoas que participaram do evento de comemoração dos 40 anos do Remar (movimento que foi inspiração para os trabalhos com jovens da PJM). A atividade ocorreu entre os dias 12 e 16 de abril na cidade de Ibagué, na Colômbia, e teve como tema a Páscoa Jovem.
 
A PJM da Rede Marista foi representada por três pessoas: Jade da Rosa, Animadora do Grupo Universitário Marista (GUM) da PUCRS, Gleen Eduards, Animador da PJM do Escola Marista Santa Marta, de Santa Maria, e o Irmão Odilmar Fachi, diretor do Centro Social Marista (Cesmar), de Porto Alegre.
 

Ir. Odilmar Fachi e os jovens Gleen Eduards e Jade da Rosa
 
Segundo Jade, o evento foi muito especial. “Pulamos, cantamos, dançamos, rimos, refletimos, partilhamos nas pequenas comunidades, comungamos o corpo e o sangue de Cristo, conhecemos alguns espaços da cidade de Ibagué para realizarmos a experiência de imersão nas diferentes realidades que vivem os/as cidadãos/ãs da Colômbia”, conta.
 
Para a jovem, o trecho da música Corações Conectados “quando estamos juntos somos mais”, fez ainda mais sentido durante o encontro. “Criamos um laço, um vínculo em tão pouco tempo, que meu coração estava transbordando de emoção. Estar com pessoas de vários países, convivendo num mesmo alojamento, as vezes não entendendo o que se falava. Isso só nos fez aprender a ser mais paciente com as pessoas”, relata ela, afirmando que já sente saudades da experiência que viveu.
 

Participantes do encontro
 
O encontro reuniu pessoas de toda a América. Os representantes da Rede Marista eram os únicos brasileiros presentes.